top of page

A depressão, sob a abordagem da constelação familiar!



A depressão é uma consequência imediata de uma situação (sintoma primário), algo que não quero assumir.


Oculta algo, ou carência, ou dor, consciente ou inconsciente.

Pode haver também o mandato ou intrincação inconsciente de vingar / matar alguém.

Então seu subconsciente lhe tira essa força, esse recurso. Pode haver uma carga de energia assassina que tem que carregar, a um preço muito grande, e a pessoa não vive.

Pode ser também que a pessoa queira evitar assumir as consequências de uma culpa. Ex. Um aborto voluntário.Uma culpa imensa que a pessoa não consegue assumir.

Como seguir na vida com essa culpa? Ou, quando matei alguém sem querer!

Para o sistema, essa pessoa se tornou um perpetrador, e esse ato mesmo involuntário tem consequências.

ree

A depressão é uma dificuldade em enfrentar a realidade. Há uma grande culpa!


Bert dizia que a depressão é a metabolização de uma grande carência. É uma perda de sentido com a vida. Há um vazio físico, desconexão da energia vital.

Esta pessoa rejeita alguém, ou não tomou alguém - pai, mãe, irmãos.

Se a pessoa reintegra o que lhe falta, sana imediatamente.

Há casos muito graves: como exemplo morte por acidente de pessoas queridas; morte de filhos , principalmente quando pequenos, e isso se torna depressão crônica endógena.

A pessoa então tem picos, sensações sobem no aniversário do evento

Ou, há os casos em que a pessoa está identificada com alguém que não pode tomar seus pais, e ela também não pode, e vem e se instala a depressão.

Essas pessoas também podem estar identificadas a excluídos.

Ex: um aborto voluntário, que faz com que uma filha tenha raiva, ódio, ou medo da sua mãe.

Até então só vê seus pais através dos olhos do abortado.

Depressão essa totalmente sistêmica. Está na noite escura, perda do sentido, perda da conexão com a vida. Observe se a pessoa lhe faz essa pergunta: o significado da vida, qual é o significado da vida?

- só quem não tomou (porque não pode tomar) seus pais fará essa pergunta.

Na noite escura não ha sentido na vida para ninguem. Isso é tristeza,vazio,falta de conexão, falta de sentido.

ree

A depressão também pode ser a culpa por sentir se responsável pela morte de alguém.


Então é preciso identificar, e a Constelação familiar faz isso muito bem, de onde vem essa crença, ou , se foi realmente responsável, trata se de assumir essa responsabilidade.


A ansiedade é dirigida ao futuro; já a depressão ao passado; são sintomas distintos!


Quando acontecem tragédias repetitivas, é preciso perguntar- se: por quem estou pagando, ou a quem estou imitando.E é preciso ir a origem. E lembrar que todo trauma cria na criança sentimentos de ser responsável pelo acontecido que gerou o trauma ( o que está por detrás, na origem do processo depressivo?)


Os filhos levam o que os pais ou avós não levaram!


Nos acidentes, os que conduzem e causam mortes, são os responsáveis, os que carregam a intenção de matar, por alguém do seu sistema familiar!

ree

Na constelação familiar, representando a depressão como sintoma, se apresentam os emaranhados, intrincações, lealdades muito fortes, que podem ser por exemplo, um antepassado que não pode tomar sua mãe, a qual foi objeto de um estupro , e por isso não desejou, não pode dar amor ao filho desse evento doloroso; ou um filho, abortado,esquecido, que não deseja tomar o amor dos pais; ou um pai que tem um filho fora do matrimônio e não deseja toma-lo, etc...

Ou bem, existe um trauma que bloqueou o acesso do filho aos pais.


Primeiro, trabalharemos para liberar a intricação com o passado, e em seguida, para tomar a mãe e o pai.

Às vezes, a depressão será a consequência direta de um movimento interrompido, (como ter sido separado da mãe ou do pai quando criança, e não ter conseguido realizar esse luto!)


Através da constelação familiar é possível alcançar a plenitude, a reconciliação consigo mesmo e com os demais, assentindo ao que é e que se apresenta e se faz compreensão, passando a um estado de harmonia interior que reverbera no seu entorno e chega aos seus ancestrais e descendentes, curando , harmonizando, liberando quem antes estava aprisionado nesses lugares.

ree

Estudos científicos recentes apontam a eficácia das constelações familiares na reversão dos quadros depressivos, como sendo o sintoma onde essa abordagem fenomenológica alcançou os melhores desempenhos!

 
 
 

Comentários


bottom of page